quarta-feira, 24 de outubro de 2012

As brasileiras adoram ser loiras

Postado por Unknown às 05:27

Basta dar um pulo em qualquer praia brasileira para confirmar um fato: as loiras estão por toda parte. Mas como pode um país, conhecido pela beleza de suas mulatas e morenas, estar cada vez mais cheio de loiras andando pelas ruas? É fácil concluir que numa região basicamente colonizada e povoada por negros, índios e portugueses, essa cor não surgiu por genética e sim por opção.

Será que significa status, glamour, ou simplesmente porque elas acham belo? Os antropólogos têm uma explicação baseada no estudo do comportamento das pessoas. Já os cabeleireiros olham mesmo para o padrão estético. Mas independentemente da explicação, quem não gostaria, de vez em quando, de ser uma diva platinada como Marilyn Monroe?

Segundo o antropólogo Renato da Silva Queiroz, professor da Universidade de São Paulo (USP), a “onda loira” tem a ver com as mídias eletrônicas, principalmente TVs e cinemas. “Os filmes que chegam para nós são principalmente norte-americanos, nos quais as atrizes de cor clara sempre têm papel de destaque, transformando-se em ícone de padrão estético e de beleza”. E Queiroz acredita que os brasileiros gostam de valorizar um tipo físico mais raro de se encontrar pelas ruas.

 

Pura vaidade


Glamour é a palavra que define o loiro para os cabeleireiros, de acordo com o hair stylist Regis Vanccini, do Lounge Hair Style, no Rio de Janeiro. "Isso vem desde os anos 1950, com a Marilyn (Monroe), que representava a mulher que todos os homens queriam ter e que o público feminino gostaria de ser", acrescenta.

Desde aquela época, o loiro está sempre na moda. Quem afirma isso é o hair stylist Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur Leblon, também no Rio de Janeiro. "Esses tons nunca saem de moda. Dependendo do rosto, dá um ar modernidade para a mulher", destaca.

Foi por pura vaidade que a técnica superiora processual do Ministério Público do Rio de Janeiro Luciana Costas, de 24 anos, começou a tingir as madeixas, ainda em 2003. "Meu cabelo é louro escuro, mas sempre gostei de um tom mais claro”, revela. Então, ela começou pelas mechas e, hoje em dia, a cada seis meses, faz reflexos mais claros nas pontas, que dão um visual de cabelo de praia. “Sinto que estou mais bonita. E quem não gosta de ficar mais bela, não é mesmo?”.

Portal Vital.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisa de Menina Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos